O passo a passo essencial para fazer um controle de estoque
A organização é um fator fundamental na vida de uma empresa. Muitas vezes a organização pode influenciar no sucesso quanto nos prejuízos do seu negócio.
Dessa forma o controle do estoque é fundamental. O site Endeavor Brasil, fez um passo a passo essencial para ajudar, você empreendedor a fazer um controle de estoque.
Registrar tudo (que chega e que sai, mercadorias e insumos): isso significa criar um cadastro para cada item – e atualizar conforme houver alguma mudança de status – contendo informações como código e descrição, data de aquisição e de venda, além do preço pelo qual cada item foi vendido. Seja qual for o seus sistema (manual ou automático), fazer isso é OBRIGATÓRIO. Uma dica: Essa matéria da PEGN fala sobre como trabalhar com códigos de barra.
Cheque seus registros: parece um detalhe besta, mas muitas empresas não fazem isso e acabam tendo problemas sérios quando descobrem que algo está errado com os valores. Uma dica é implementar algum sistema de “Inventário Rotativo”. Assim, o próprio sistema escolhe diariamente itens para checar e poderá detectar eventuais erros.
Atenção aos produtos perecíveis: se eles estragarem antes que você venda, você terá prejuízo. Por isso, não deixe de considerar esse detalhe quando planejar suas compras com fornecedores.
Cuide também da organização do espaço físico: se você tem um estoque, precisa também garantir que a mercadoria desejada seja facilmente encontrada no seu espaço. De nada adianta você ter todas as informações sobre o produto, se não consegue achá-lo com agilidade quando precisa. A organização permite que você avalie com precisão o espaço que precisa, ganhe tempo e evite gastos extras com infra.
Estabeleça processos de controle de estoque: para evitar falhas, o melhor é definir rotinas claras de
atualização das ferramentas de controle. Por exemplo: toda vez que um produto for vendido, entrar
imediatamente na planilha ou no sistema e atualizar o status do produto e o estoque disponível na loja.
Envolva a equipe toda no processo: de que adianta investir em um sistema novo, se nem sua equipe (e muitas vezes nem você) saberão usá-lo da forma correta?
Mapeie e integre sua operação: se você faz controle de estoque, também controla dados sobre as vendas do seu negócio. Com isso, você ganha sabendo com exatidão quais são os produtos com maior e menor saída e com que frequência cada item tem que ser reposto. Descobrir isso é simples: basta analisar o
histórico de vendas. A integração também possibilita uma maior sinergia com sua área de marketing e vendas para, por exemplo, realizar promoções de queima de estoque quando tem muito produto parado, ou investir naquele produto que tem maior demanda.
Programe as compras com fornecedores: crie um calendário com as datas de compra para cada item.
Sistemas específicos para o controle de estoque podem até enviar alertas quando chegar a hora de fazer a reposição.
Lembre-se o sucesso do seu negócio depende de uma série de eventos encadeados, e qualquer erro nesse processo pode ter um custo alto! Então, não deixe de fazer o seu controle de estoque.
Fonte: Endeavor Brasil