Como higienizar corretamente o restaurante?

  • Home / Como higienizar corretamente o restaurante?

Como higienizar corretamente o restaurante?

A higiene em restaurantes é mais do que mera formalidade: é questão de saúde pública! Sua manutenção depende do engajamento de todos os membros da sua equipe.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60% das doenças transmitidas por alimentos têm sua origem em problemas de manipulação por parte de bares e restaurantes.

Ou seja: quem é proprietário de um destes estabelecimentos deve agir sempre com muita responsabilidade. Afinal, a segurança alimentar é pode ser questão de vida ou morte – literalmente! Um passo em falso pode dar brecha para um foco de contaminação, causando doenças potencialmente fatais.

Acontece que esta missão não é nada simples. O cumprimento das normas de higiene em restaurantes exige muito comprometimento de toda a equipe! Além disso, vale ressaltar que não é só a cozinha que deve ser impecável: todos os ambientes do estabelecimento têm que ser mantidos devidamente limpos e higienizados.

  1. Aja sempre como se a Anvisa fosse bater à sua porta a qualquer momento

  2. Permita (e estimule) visitas à cozinha do restaurante

  3. Tenha cuidado redobrado com o estoque de restaurante

  4. Não descuide com a higienização dos talheres

  5. Não permita que a equipe da cozinha use adornos corporais durante o trabalho

  6. Separe a equipe que manipula o dinheiro da que manipula os alimentos

  7. Seja pé no chão ao fazer compras

  8. Tenha uma equipe grande o suficiente para atender à demanda do seu estabelecimento

  9. Contrate uma equipe capacitada em manipulação de alimentos

  10. Monte um checklist diário de higiene

  11. Cuidado ao escolher produtos e instrumentos de limpeza

  12. Organize os processos de cozinha de modo a preservar a segurança alimentar

  13. Prefira equipamentos de aço inox

Aja sempre como se a ANVISA fosse bater à sua porta a qualquer momento:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) costuma fazer vistorias sem aviso prévio em estabelecimentos de gastronomia. O objetivo é verificar se o negócio funciona conforme as normas de higiene para restaurantes e se ele realiza todas as tarefas necessárias para preservar a segurança alimentar.

Por mais que não haja periodicidade definida, se a Anvisa não te visita há muito tempo, prepare-se: os agentes devem aparecer em breve. Também vale ressaltar que as fiscalizações aumentam em épocas de mais movimento. Esteja preparado!

Ainda assim, nunca é possível dizer com exatidão quando a fiscalização baterá à sua porta. Portanto, a saída é manter altos níveis de rigidez com a higiene todos os dias, sem exceções. Aja como se a Avisa fosse aparecer a qualquer momento!

Tenha cuidado redobrado com o estoque do restaurante

A cozinha não é o único ponto problemático quando se trata de normas de higiene em restaurantes: o estoque também costuma ser fonte de grande preocupação.

Isto acontece porque nem todos os estabelecimentos têm um espaço apropriado para manter seus insumos. E é algo grave: há a possibilidade de que o armazenamento inadequado prejudique a vida útil dos itens, fazendo com que ingredientes inapropriados para o consumo sejam servidos aos clientes.

O primeiro passo para evitar este problema é conservar todos os insumos em suas embalagens originais, que são projetadas para maximizar a sua vida útil. Do mesmo modo, é essencial que o local de armazenamento não tenha problemas de infiltração ou seja muito abafado, pois estes fatores comprometem a qualidade dos alimentos.

Não se esqueça de que todo cuidado é pouco: mesmo que você não chegue a usar itens expirados em seus pratos, o mero fato de a Vigilância Sanitária os encontrar já pode render problemas para você e para seu estabelecimento. Além disso, insumos que não podem ser usados são sinônimo de dinheiro jogado fora.

Prefira equipamentos de aço inox

Quando se trata de uma cozinha profissional, é essencial que você faça tudo a seu alcance para facilitar as rotinas de limpeza. Usar instrumentos e superfícies de aço inox são uma das melhores coisas que você pode fazer neste sentido: basta passar um pano com um produto apropriado e estará tudo limpo! Além disso, não há fissuras onde os micro-organismos possam se esconder.

Gostou da matéria? Comente nas nossas redes sociais!

Leave Comments