Passo a passo para empreender no ramo de salgados

  • Home / Passo a passo para empreender no ramo de salgados

Passo a passo para empreender no ramo de salgados

 

As perspectivas para quem deseja investir no ramo de salgados são bastante positivas. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Mintel, até o final desse ano o faturamento dos aperitivos deve chegar a R$ 7 bilhões. Então, se você está pensando em abrir seu próprio negócio, vale a pena estudar essa ideia.

Tem interesse no ramo de salgados, mas não sabe por onde começar? Confira, neste artigo, um passo a passo para começar a empreender nesse segmento. Acompanhe.

1. Fazer o planejamento do negócio no ramo de salgados

Você já deve imaginar que sem planejamento nada vai para frente, certo? Este é um momento importante para direcionar as suas ações para garantir que seu negócio comece com o pé direito.

Em seu planejamento, responda questões como:

  • Quanto eu tenho para investir?
  • Quanto pretendo lucrar?
  • Vou vender em casa ou abrir uma lanchonete?
  • Quais salgados vou produzir?
  • Quais serão os valores?
  • Como é a concorrência próxima?
  • Qual será meu público?

Nesse momento também é importante definir o modo de abrir formalmente o seu negócio. É cada vez mais comum, quem está iniciando, aderir ao programa Microempreendedor Individual (MEI). Por meio dele, após preencher um formulário online bastante simples, você já sai com seu CNPJ.

2. Definir o local para iniciar a produção

Se a ideia é abrir uma lanchonete ou um ponto de vendas externo, é preciso se preocupar com a localização, afinal ela é determinante para o sucesso do seu negócio.

Avalie se o local tem bastante movimentação de pedestres – como em portas de escolas, próximo a estações de ônibus e metrô, etc. Para quem vai vender sob encomenda, também é necessário um local apropriado para a produção dos salgados. A cozinha deve ter espaço suficiente para os equipamentos e para trabalhar. A luz deve contribuir e a higiene precisa estar em dia.

3. Selecionar fornecedores e funcionários

Mesmo se a ideia é trabalhar só, é necessário firmar parceria com bons fornecedores para produzir salgados de qualidade e com bons preços para se manter competitivo no mercado.

Para quem deseja abrir um negócio físico ou trabalhar com grandes produções, é necessário contar com a ajuda de pelo menos mais uma pessoa. Na hora da contratação, entenda se o colaborador gosta desse ramo, se tem aptidão para lidar com o público, se é comprometido, organizado, etc.

4. Adequar-se às exigências da vigilância sanitária

O ramo de salgados, assim como todos do segmento alimentício, é fiscalizado de forma rigorosa. Então, certifique-se sobre todos os requisitos.

Depois de conseguir a certificação ou a licença, deixe visível em algum local do seu estabelecimento – isso transmite credibilidade para o consumidor.

5. Ter cuidados com a embalagem

Além dos cuidados com a produção, armazenamento, etc., ainda nessa etapa inicial é preciso dar atenção à embalagem, já que ela também é responsável por manter a qualidade e até a confiabilidade da sua marca. Trabalhe com embalagens resistentes, que ajudem na conservação das características de seu produto e que, preferencialmente, conte com a divulgação de sua marca.

6. Divulgar o seu negócio

Não basta apenas ter um salgado de qualidade, é preciso que seu público saiba disso! Por isso, é importante sempre investir em divulgação – há diversas opções não pagas e bastante efetivas, como as páginas de redes sociais, por exemplo.

Faça a divulgação do seu negócio nos canais onde seu público-alvo está presente. Crie páginas nas redes, faça um site (se possível), folhetos, grupos no WhatsApp – assim é possível alcançar novos clientes e manter um relacionamento com quem já compra com você.

7. Investir em uma máquina de salgados

No início, você até pode começar com uma produção manual, mas logo você verá que esse modelo é bastante limitado e não fornece a qualidade e a agilidade de produção necessárias para desenvolver um negócio de sucesso no ramo de salgados. Por isso, o investimento em uma máquina de salgados é tão importante.

Quanto mais você produz, mais clientes você conseguirá atender e maior será a sua lucratividade. Com a produção automatizada, é possível produzir mais, mantendo a qualidade e a padronização de seus produtos, garantindo um processo ainda mais higiênico e organizado. As opções de máquinas variam para atender a necessidade de cada empreendedor. São diversas masseiras, modeladoras e empanadeiras que produzem quantidades diferentes.

FONTE: MAQTIVA

Leave Comments