Tipos de Corte de Carne (pt 2)

  • Home / Tipos de Corte de Carne (pt 2)

Tipos de Corte de Carne (pt 2)

Chegamos a parte 2 do nosso post sobre os tipos de cortes de carne bovina!

Como abordamos no post passado (confira aqui!) muita gente sabe dos cortes da carne mas, não sabe qual a melhor forma para consumi-la… A alcatra é boa só em bife e churrasco? Capa de filé é ideal assado ou refogado?

Venha conferir 😉

1 – Alcatra

Uma carne de primeira, possui fibras macias e é extremamente saborosa.  É um dos cortes mais versáteis pois uma alcatra inteira mede 80cm e dela podem ser retirados 5 tipos de carnes diferenças: a maminha, a picanha, baby beef, o tender steak e o top sirloin. Ela pode ser usada para o preparo de bifes, ensopados, assados e refogados. Também é um corte muito usado em churrascos.

2-  Capa de filé

A carne possui uma textura diferentes uma grande quantidade de nervos. Ela é considerada uma carne de segunda e o seu cozimento é mais demorado. Ela pode ser usado em assados, ensopados e refogados.

3 – Patinho

Com fibras macias, o patinho é considerado uma carne de primeira. Ele pode ser utilizado no preparo de bifes, cozidos e picadinhos.

4 – Coxão duro

É uma carne com longas e duras fibras, e possui gordura em sua parte externa. O seu cozimento é lento. Usada no preparo de carnes recheadas, rosbifes, cozidos e assados de panela.

5 – Coxão mole

Sua carne é constituída por fibras curtas e macias, com nervos e gordura. Eé uma carne mais macia do que o coxão duro  e fica ótimo em ensopados, assados, escalopes, bifes, à milanesa, picadinhos e enrolados e moída.

6 – Lagarto

É uma carne de primeira, composta por fibras longas e magras com um formato arredondado. Apesar de ser de primeira, é uma carne seca, dura e pouco suculenta.

7 – Maminha com alcatra

É um corte bovino retirado da peça inteira da alcatra. Ela é famosa pela maciez. O ideal é que no preparo ela sempre seja acompanhada por molhos, pois não é uma carne muito saborosa.

8 – Picanha

Saborosa, macia e suculenta a picanha é o corte mais famoso nas churrascarias sendo servida inteira ou em bifes. Também pode ser usada no preparo de cozidos, ao forno ou frita. Sua melhor parte está localizada na ponta.

9 – Cupim

O cupim esta localizado na corcova dos bois. É uma carne caracterizada pela gordura intercalada, que traz sabor e maciez. Muito utilizada em churrascos. Seu tempo de cozimento é demorado.

Fonte: Cursos CPT

Leave Comments