Alimentos que combatem o estresse

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Alimentos que combatem o estresse

Para evitar a fadiga e o estresse decorrente da vida agitada que temos levado, uma alimentação adequada pode ajudar a combater esses males.Na dieta para combater o estresse é necessário consumir alimentos que ajudem a controlar a ansiedade e aumentam a sensação de bem estar.

O consumo diário desses alimentos nos ajuda a manter a calma em situações difíceis e ainda protege o corpo dos danos causados pelo estresse.

Um ótimo cardápio anti-stress começa com uma tigela de cereais e leite pela manhã, que fornecem boas doses de energia e ajudam o intestino a funcionar melhor. Os derivados do leite, contém serotonina que auxilia no controle do humor. As carnes vermelhas participam do transporte de oxigênio nas células, pois sem ele o cansaço, o desanimo e a indisposição surgem. Vitamina C presente nas frutas cítricas e o selênio presente na acastanhado pará servem como antixoxidantes.

Alimentos calmantes – Alimentos como a alface, abacate, amendoim. castanha, nozes e cereais integrais, pois são ricos em vitaminas do complexo B, que ajudam a melhorar o funcionamento do sistema nervoso.

Alimentos ricos em triptofano – Estes ajudam a combater o estresse pois aumentam a produção de serotonina, um hormônio produzido no cérebro que dá a sensação de bem estar e ajuda a relaxar. Pode ser encontrado em alimentos como a banana, aveia, queijo, amendoim, frango e ovo.

Omega 3 –  A gordura boa ajuda a reduzir a inflamação no organismo e controlar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Além disso, ele ajuda a memória e previne doenças cardiovasculares. Pode ser encontrado no atum, salmão, sardinha, chia , nozes e outros.

Legumes e frutas – São ricos em vitaminas, minerais e flavonóides que sano substâncias com alto poder antioxidante e que contribuem para reduzir a pressão arterial, ajudando a relaxar e combater o estresse. O maracujá, kiwi, laranja, couve e outro.

Chá de folha de maracujá – As folhas de maracujá ajudam a relaxar e combater o estresse por serem ricas em alcaloides e flavonoids, substâncias que ajudam a acalmar o sistema nervoso e relaxar os músculos, além de funcionarem como analgésicos.

Para se ter o benefício desses alimentos vale lembrar que devem ser consumidos regularmente e evitar os alimentos ricos em gordura como bacon, salsicha, biscoito recheado entre outros.

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