Os alimentos que mais provocam alergias

  • Home / Os alimentos que mais provocam alergias

Os alimentos que mais provocam alergias

A alergia alimentar é diferente da intolerância alimentar que ocorre devido à uma reação anormal do sistema imunológico logo após a ingestão de determinadas substâncias, mesmo em pequenas quantidades. Os sintomas podem ser desde manchas vermelhas pelo corpo e até mesmo anafilaxia, que pode causar risco de morte.

Os sintomas são bem variados, em alguns casos podendo ser graves. Ocorre em cerca de 5% das crianças e 2% dos adultos.

Leite – Em crianças a alergia é mais comum, mas pode desaparecer com o passar dos anos. As pessoas também sofrem reações dos derivados do leite como o queijo, iogurte e outros.

Ovos – As proteínas presentes na clara também podem causar alergia.

Amendoim –  O alimento está no ranking dos mais alérgicos por ser muito rico em proteínas.

Trigo – Anticorpos são acionados pelo organismo de pessoas alérgica que considera a gliadina, uma proteína do alimento  causando a reação alérgica.

Frutos do mar – Assim como crustáceos e moluscos, eles lideram entre causa de alergias alimentares entre adultos. O mais comum é o camarão.

A melhor forma de tratar uma alergia alimentar é, uma vez constatado o quadro alérgico, não voltar a ingerir o alimento e seus derivados. Em caso de reação simples, como manifestações cutâneas, o alérgico pode tomar um anti-histamínico, popularmente conhecido como antialérgico. Se a reação for grave – anafilática, manifestações clínicas do sistema respiratório, cardiovascular (tontura e desmaio) ou fechamento da glote – o paciente deve ser imediatamente levado ao hospital.

Leave Comments