Alimentos que contribuem para a memória

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Alimentos que contribuem para a memória

Com tantos afazeres e responsabilidades do dia a dia nosso cérebro tem a tendência de se livrar de algumas informações pouco relevantes. O esquecimento é um fenômeno natural do cérebro humano que faz parte do processo de aprendizagem e memorização. E de vido ao estresse do dia a dia nossa memória acaba sendo prejudicada tornando o nível de esquecimento mais ocorrente.

Isso pode ser reduzido, se não for em decorrência de alguma doença, com exercícios mentais e alimentação correta.

Alimentos que protegem o cérebro

Devem ser consumidos alimentos que combatem os radicais livres, ou seja, alimentos ricos em ácidos graxos. Já os alimentos ricos em vitaminas C, D, E e B evitam a oxidação dos tecidos e ajudam a regenerar os neurônios.

Ovos –  A gema do ovo auxilia na reparação das células cerebrais juntamente com a acetilcolina, o neurotransmissor responsável pelo aprendizado e memória.

Peixes – O salmão também possui acetilcolina, em pequena quantidade. Sardinha, atum, arenque e cavala contem ômega 3 uma grande aliada na saúde do cérebro.

Arroz – O arroz é responsável por regularizar a glutationa, um dos protetores celulares contra a ação dos radicais livres, também contém magnésio e outros receptores que contribuem para a formação da memória.

Leguminosas – Ricos em vitamina B6, auxiliam na formação dos neurotransmissores.

Frutas vermelhas – São ricas em antioxicidantes, selênio e vitamina E. Contribuem para evitar lesões e doenças neurológicas. Consuma frutas como acerola, morango, amora, pitanga, laranja, limão, manga e maçã.

Oleaginosas –  As castanhas, nozes amêndoas, avelãs e amendoim são ricas em vitamina E e selênio e também tem a função de antioxidante. As vitaminas B3, B2 e B1 presentes nelas regulam a glutationa e ajudam a preservar substâncias químicas nervosas e hormônios que protegem a memória.

Carnes e aves – As carnes magras e os frangos são ricos em vitamina B3, que evita a oxidação dos tecidos nervosos.

Leite e derivados – Ricos em vitamina B12, ácido fólico responsáveis pela síntese do DNA e beneficiam a formação da memória.

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