Festa Junina: Oportunidades para os empreendedores

  • Home / Festa Junina: Oportunidades para os empreendedores

Festa Junina: Oportunidades para os empreendedores

Com a chegada do inverno e do mês de junho começam as festividades para o São João. As danças de quadrilhas e principalmente comidas e bebidas típicas, doces e que fazem o segmento de alimentação ser mais  impactado nesse período.

Para ajudar o empreendedor a tirar melhor proveito dessa época, o Sebrae   fez um passo a passo que ajuda a empresa vender mais. É preciso atentar para cinco aspectos e planejar estrategicamente o que será feito. O primeiro tem a ver com o público-alvo. É importante saber que clientes querem atingir, identificar as necessidades e decisões de compras e onde costumam comprar, assim como quanto gastam e como pagam.

O segundo aspecto é o mix de produtos. Somente sabendo do perfil do potencial cliente, o empreendedor tem condições de definir os produtos e serviços que pretende oferecer no período. E quando se fala em produto, não tem como não pensar na matéria prima, o terceiro aspecto de um bom planejamento de vendas. O empresário deve ficar atento ao estoque e se programar com seus fornecedores com antecedência, assim como adequar as embalagens para a data.

Outro item que não pode passar em branco é o atendimento. É preciso analisar a necessidade de contratar mão de obra temporária para o período, realizar um treinamento adequado e customizar, se for o caso, uniformes com adereços e adaptações. O quinto aspecto é a parte logística. O recebimento da matéria-prima deve estar em sintonia com a venda, para que não haja uma falta de sincronia entre o período dos festejos juninos e a comercialização dos produtos.

O último e mais importante ponto do planejamento é a divulgação. Dependendo do ramo do negócio, é importante participar de eventos, como arraiás, feiras em shoppings e em Praças. Além disso, outra recomendação é decorar a vitrine com temas típicos das festas juninas. Uma ferramenta eficaz e barata de divulgação são as redes sociais. E, por isso, o empreendedor deve promover ações específicas para estes festejos como, por exemplo, produção de conteúdo interessante sobre a festividade e ações.

Leave Comments