Dicas de variação de cardápio semanal

  • Home / Dicas de variação de cardápio semanal

Dicas de variação de cardápio semanal

Um item importante que se deve levar em conta é a mudar o cardápio semanalmente, afinal é muito fácil consumidores enjoarem dos pratos.

Devemos buscar diversificação nos pratos e para criar um diferencial nesse nicho é ideal oferecer também bebidas variadas e também não podemos esquecer da sobremesa!

Aqui no Brasil os cardápios semanais são muito utilizados por restaurantes dos tipo: popular, self-service, comercial, industrial por quilo e caseiro. O que tem em comum em todos eles é que todos servem para o almoço um tradicional, arroz com feijão e carne.

Um dica de variação é servir um tipo de carne diferente todos os dias da semana, colocar massas no menu e trabalhar com acompanhamentos.

É sempre importante lembrar-se de alterar o cardápio semanal, pelo menos uma vez por mês. Confira a seguir algumas dicas de alimentos que você pode incrementar no seu cardápio semanal, para diversificar:

  • O básico: o arroz e o feijão são ingredientes que não podem faltar na mesa do brasileiro, mas isso não significa que você não pode fazer variações com eles. Pense na possibilidade de oferecer outros tipos de arroz, como o arroz à grega e arroz carreteiro, ou de feijão, como o tropeiro, feijão vermelho, feijoada, etc.
  • Acompanhamentos: um alimento que tem ganhado força no paladar do consumidor brasileiro é a batata-frita (palito), mas outras opções também são interessantes, como a batata sauté ou a batata-frita em rodela. Você também pode substituir a batata por bolinhos de arroz, polenta ou mandioca frita.
  • Saladas: inclua sempre algum tipo de salada no seu cardápio, principalmente o padrão: alface e tomate. Você também pode complementar sua salada com outros vegetais e legumes, como cenoura, beterraba, maionese de batata, couve, etc.
  • Massas: existem muitas variedades de massa no mercado que podem ser aproveitadas na diversificação do cardápio semanal! Veja só o macarrão, por exemplo: penne, spaghetti, talharim, ninho, parafuso, e muitos outros. Além do macarrão, você pode servir outros tipos de massa, como nhoque, lasanha, ravióli, canelone, panquecas, etc. A variação também pode ocorrer no molho servido, como molho vermelho, molho branco, molho rose ou molho siciliano – lembrando que você também pode incluir algum tipo de carne no molho, como carne moída, atum, bacon, entre outras.
  • Carnes: assim como as massas, existem diversos tipos de carne para serem oferecidas aos consumidores. O ideal é servir dois tipos diferentes de carne por dia, pois, caso o cliente não goste da primeira opção, ele pode comer a segunda. Mais do que isso é exagero, e menos que isso é arriscado. Entre os diversos tipos de carne, você pode oferecer: bifes, carnes de panela, lingüiças, peixes, frutos do mar, etc.

Para mais dicas acesse o site: Programa Consumer

Leave Comments