Mantenha o corpo hidratado para curtir o verão

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Mantenha o corpo hidratado para curtir o verão

No verão é super importante consumir alimentos que ajudam a manter o corpo hidratado. Ao contrário do que se pensa, não são apenas os alimentos na forma líquida os que hidratam o organismo. Existe água em todos os alimentos, sendo que em alguns as concentrações de água são maiores. O corpo humano necessita da reposição diária de 2 litros de água, considerando toda água ingerida pura ou na forma de alimentos. Reunimos algumas opções para incluir no cardápio e evitar a desidratação.

Água

Indispensável para nossa saúde e sobrevivência. Além de manter o organismo hidratado, a água ajuda a digerir e absorver alimentos com mais facilidade. Também diminui a densidade do sangue, ajuda a desinchar o corpo, regula a temperatura, reduz infecções, evita a celulite e desintoxica.

Água de Coco

Além de refrescante e deliciosa, é rica em sais minerais e nutrientes. Em 100 ml possui cerca de 250mg de potássio (a porcentagem total das necessidades diárias) e 105mg de sódio (metade do valor recomendado por dia), além de boas doses de cálcio, magnésio e vitamina C. Por isso é considerada um isotônico natural, ideal para repor os líquidos e os sais perdidos.

Melancia

Além de pouco calórica, é diurética, dá ânimo e previne problemas cardiovasculares. Composta por 90% de água, também refresca, hidrata o corpo e não engorda. Ainda fornece vitamina C, carboidratos, potássio e licopeno, substância festejada pela ação antioxidante e preventiva contra câncer.

Pepino

É predominantemente formado por água. A água do pepino ajuda no controle da temperatura do corpo e nos processos orgânicos, oferecendo nutrientes para as células e eliminando delas suas impurezas. É um excelente mineralizante (tem fósforo, potássio, cálcio e enxofre). Combinado com outros legumes ou frutas rende ótimas saladas e sucos para o tratamento de gota.

Bebidas Isotônicas

As bebidas isotônicas foram desenvolvidas para repor líquidos e sais minerais perdidos pelo suor durante a transpiração, com efeito de prevenir a desidratação e melhorar o desempenho esportivo.

Sucos de Frutas

A hidratação à base de sucos de frutas e hortaliças oferece ao nosso corpo grande parte das vitaminas, sais minerais, aminoácidos e enzimas necessárias. Fruta, verdura ou legume, independentemente da receita da bebida, a água é presença constante. O líquido é essencial para manter as funções vitais do organismo, pois participa de todos os processos metabólicos.

Chás Gelados

Têm todos os benefícios da bebida quente e, ainda, uma dose extra de refrescância. Para hidratar, é indicado o chá verde que também é antioxidante, aumenta a energia e ajuda a queimar gordura.

Sorvete

Os picolés de fruta podem ser uma forma de matar a sede em momentos de emergência, principalmente em dias muito quentes. Prefira os picolés com pouca quantidade de açúcar e que não tenham leite em sua composição. Para quem não está preocupado em emagrecer, incluir um picolé na alimentação diária é totalmente viável. As crianças, por exemplo, podem comer um sorvete de frutas no lanche todo dia se as outras refeições forem equilibradas. Outra opção é comer o sorvete juntamente com frutas: além de alimentar, mantém seu corpo bem hidratado.

 

Fonte: Beleza e Saúde

 

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