Outubro Rosa – Mês de conscientização sobre o câncer de mama!

  • Home / Outubro Rosa – Mês de conscientização sobre o câncer de mama!

Outubro Rosa – Mês de conscientização sobre o câncer de mama!

OUTUBRO ROSA- mês de conscientização sobre o câncer de mama! A História

O movimento começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de Outubro como epicentro das ações.Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.

No entanto, especialistas da área médica ressaltaram, em levantamento apresentado no ISPOR. em 2017, que ainda que a conscientização seja muito importante, é necessário cuidado com as mensagens divulgadas neste período. Uma análise das postagens realizadas em redes como Facebook e Twitter em língua portuguesa mostrou que existe bastante desinformação nas campanhas de conscientização, especialmente acerca do autoexame, que não é considerado suficiente para a detecção precoce da doença. Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo.Dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) apontam que apenas 2,5 milhões de mamografias foram realizadas em 2014, equivalente a uma taxa de 24,8%, bem menos do que os 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde OMS)

Conheça agora os 4 sintomas iniciais do câncer de mama

1 – Alterações na pele

  • Vermelhidão, inchaço, dores ou sensação de calor na pele dos seios, mesmo que você não sinta um nódulo ao tocar a mama.
  • A pele também pode ficar espessa ou apresentar crostas e feridas. Outro sintoma pode ser a coceira insistente na área da mama. Ou ainda o endurecimento da pele, que pode apresentar textura parecida com a de casca de laranja.

2 – Inchaço em uma das mamas
• O câncer de mama pode causar inchaço na mama atingida pela doença. O edema pode

atingir até mesmo o braço e a axila. Ao notar esses sinais é importante procurar um médico.

3 – Dor nos seios

  • O início e o desenvolvimento do câncer de mama também pode ocasionar dores na região. No entanto, é importante relembrar que nem todo incômodo é sinal da doença.
  • Em caso de dor, observe a frequência, a insistência e intensidade do que você está sentindo. Relate isso ao médico durante a consulta, para ajudá-lo a chegar a um diagnóstico mais preciso. 4 – Secreções da mama

• Outro ponto de observação que pode indicar o início de um câncer de mama é a presença

de secreção nos mamilos.

Outras modificações comuns na mama, no início e desenvolvimento do câncer são: ● Alterações no tamanho;
● Alterações na forma;
● Surgimento de uma assimetria entre os seios;

● Aparecimento de sulcos (regiões da mama ficam mais fundas, como se fossem ‘buracos’).
Caso você detecte algum destes sintomas, o mais recomendado é procurar o auxílio médico e fazer os exames que ele recomendar.

A principal dica é a atenção com o próprio corpo:

● Visite o ginecologista uma vez ao ano;
● Faça exames de check-up regularmente;
● Observe as suas mamas no banho e ao trocar de roupa;
● Não tenha receio de tocar no próprio seio para conhecê-lo;
● Faça o autoexame pelo menos uma vez por mês, mas não deixe de visitar o médico e fazer a mamografia anual;
● Reserve momentos para cuidar de você;
● Respeite seu corpo;
● Ame-se!

FONTE:
• Américas Amigas • Wikipédia

Leave Comments



Abrir chat
Olá, em que podemos te ajudar?