4 dicas para transformar os seus fornecedores em verdadeiros aliados
Seja aliado de seus fornecedores! Se o seu modelo de negócio depende essencialmente de alguns
fornecedores para existir, como em uma pizzaria que precisa do profissional que fornece a lenha, do
estabelecimento que fornece a farinha e etc.
1. A escolha do principal fornecedor deve ser uma decisão estratégica. Escolher trabalhar com uma
empresa “A” ou “B”, precisa passar por uma análise tão criteriosa quanto escolher seus próprios
colaboradores. É preciso conhecê-los de perto, identificando suas maiores qualidades e reconhecendo suas
falhas.
1. Você tem informações suficientes sobre a saúde financeira dele? Seu negócio depende dos
serviços ou produtos fornecidos por ele. Se seu fornecedor passar por uma crise durante a qual
deverá deixar de produzir ou entregar o que você precisa, esta crise deixará de ser apenas dele e
passará a ser, automaticamente, sua.
2. Seja um cliente fiel do seu principal fornecedor. Convide os profissionais que mantêm um
relacionamento mais próximo para participarem de eventos corporativos em sua empresa, como
festas de final de ano, lançamento de novos produtos ou apresentações institucionais. É importante
que os envolvidos nessa interface se sintam parte do seu negócio. Quem iria deixar de ajudar
alguém tão próximo?
3. Ser próximo de seu parceiro de negócio não significa ser “escravo” dele. Se por um lado é de
extrema valia ter uma forte conexão com seu principal fornecedor, por outro lado é preciso ter em
mente que seus objetivos são prioritários. Mantenha sempre um outro potencial fornecedor em
quarentena. Dessa forma, você irá se prevenir de surpresas desagradáveis que possam interferir em
seu negócio. Não ser dependente de apenas um fornecedor te coloca em uma posição privilegiada
em negociações mais complexas e te oferece liberdade para novas tomadas de decisões, como
expansão territorial ou alguma nova estratégia de posicionamento no mercado.
Lembre-se de que seus fornecedores também buscam se manterem firmes e que muitos dos desafios deles
são, em parte, semelhantes ao seus. A parceria de negócio precisa ser tratada como um jogo no qual
ambos ganham e se ajudam. Use isso a seu favor e você terá um grande aliado!
Fonte: Destino Negócio