Coronavírus: o que bares e restaurantes devem fazer?

  • Home / Coronavírus: o que bares e restaurantes devem fazer?

Coronavírus: o que bares e restaurantes devem fazer?

Saiba o que você pode fazer para minimizar as chances de contaminação e propagação do novo coronavírus (COVID-19) em seu negócio. As orientações foram retiradas do Abrasel.

Os bares e restaurantes já têm procedimentos estabelecidos para evitar a transmissão de gripe outras doenças (que também servem para evitar o contágio por coronavírus). No entanto, vale destacar alguns pontos, tanto em relação ao trabalho no estabelecimento, como na relação cotidiana com os clientes.

Converse com os funcionários – e explique a eles que não há razão para alarme. Reforce a importância de seguir os procedimentos de higiene na cozinha, no salão e no escritório. Oriente para que eles se vacinem contra a gripe comum – isso não evita o contágio por Coronavírus, mas diminui os casos de gripe (que podem ser confundidos com Covid-19) e desafoga o sistema de saúde.

Lavar as mãos é um dos itens mais importantes para todos – desde o pessoal da cozinha, salão/atendimento e até os clientes. Cuide para que todos estejam informados sobre a importância de manter as mãos limpas e cuide para que as pias estejam abastecidas com sabão, papel-toalha e álcool 70%.

Álcool em gel – é outra maneira eficiente de manter as mãos higienizadas e evitar o contágio por contato. Disponibilize álcool gel 70% (o mais recomendado) para os clientes e para os funcionários. 

Higienizar pratos, copos e talheres com cuidado e de maneira correta é essencial. O funcionário encarregado de manipular itens sujos deve usar luvas – ao retirar restos de alimentos, por exemplo. Ao disponibilizar talheres, pratos ou copos para os clientes é preciso seguir as boas práticas, também. O funcionário deve lavar bem as mãos antes de manipular os itens limpos e a maneira de ofertar pratos e talheres deve minimizar, se possível, os riscos de contato. Em restaurantes self-service, por exemplo, os talheres podem estar dentro de saquinhos de papel. No a la carte, os itens devem ser colocados à mesa só na hora do serviço. 

Ar-condicionado – Mantenha, se possível, o ambiente da cozinha e do salão bem ventilados. Verifique se o ar-condicionado está com os filtroslimpos e manutenção em dia.

Separação – Reorganize o espaço e mantenha a distância de 1 metro entre as cadeiras, ou 2m entre as mesas do salão.

Notícias Falsas – desde o aparecimento do Covid-19, diversas notícias falsas têm surgido.Algumas delas fazem referência a falsas soluções e remédios caseiros inúteis. Evite passar adiante informações que não vieram de fonte confiável. Na dúvida, consulte o canal disponibilizado pelo Ministério da Saúde para combater as chamadas fake news: https://saude.gov.br/fakenews

Comunicação é essencial – Manter clientes e funcionários bem-informados sobre a doença é vital. Também vale reforçar a comunicação visual do estabelecimento, com avisos que indicam como lavar as mãos de modo correto, por exemplo. O site do

Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) traz notícias confiáveis sobre esta e outras doenças, além de materiais que auxiliam no esclarecimento da população.

Para higienizar alimentos

1- Seguir os cuidados básicos com a higienização de mãos e antebraços em todos os momentos.

2 – Aumentar a frequência de higienização de mãos.

3 – Atenção com os cuidados básicos da higiene pessoal.

4 – Quando tossir ou espirrar cobrir a boca e em seguida

higienizar as mãos. Para garçons e atendentes

1 – Usar frequentemente álcool 70% para a higienização das mãos.

2 – Atenção especial com o recolhimento dos pratos e talheres usados/ sujos. Portanto, sempre usar uma bandeja para transportar os utensílios sujos.

3 – Não carregar ou encostar no uniforme os utensílios sujos recolhidos das mesas.

4 – Higienizar as mãos antes de embalar os talheres e guardanapos.

5 – Quando tossir ou espirrar cobrir a boca e em seguida higienizar bem as mãos.

FONTE:

– Dicas práticas para evitar a transmissão do coronavírus em bares e restaurantes – Abrasel
– Guia prático sobre como lidar com a COVID-19 em bares e restaurantes – Abrasel
– Página especial do Ministério da Saúde sobre o coronavírus

Leave Comments



Abrir chat
Olá, em que podemos te ajudar?