REDES SOCIAS PARA EMPRESAS: QUAIS DEVEMOS INVESTIR?

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REDES SOCIAS PARA EMPRESAS: QUAIS DEVEMOS INVESTIR?

A rede social é a vitrine para a sua empresa. Ela é muito importante para que a sua empresa seja seja reconhecida por diversos públicos.

Segundo a Marketing Sherpa, 95% dos adultos entre 18 e 34 anos segue marcas nas redes sociais, mas todas as faixas etárias apresentam percentagens acima dos 70%. Ainda que a pesquisa tenha sido feita no mercado americano, a tendência não é tão diferente no Brasil. O país é responsável por 10% do tempo gasto nas mídias em todo o mundo, ficando em segundo lugar, atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com a ComScore.

Hoje em dia, com o avanço tecnológico, a facilidade de acesso à internet e as mudanças na jornada do consumidor, as redes sociais são uma oportunidade de conquistar o público- alvo nos primeiros momentos, por meio de conteúdo de qualidade, informação e interatividade, sem excesso de anúncios.

Aliás, propagandas são consideradas disruptivas e há pessoas que instalam softwares específicos para bloquear anúncios. As redes sociais são um caminho para estar presente onde o público-alvo está e contornar a situação.

É importante dizer que essa iniciativa não anula outras estratégias, como o envio de e-mail marketing e comerciais na TV. A integração entre mídias vem ganhando mais força e é uma ótima maneira de engajar a audiência em múltiplos canais.

Quais as vantagens da presença de empresas nas redes sociais?

A importância das redes sociais para empresas pode ser percebida mais facilmente se analisarmos como as ações podem fazer parte das demais estratégias. Veja como elas podem ser integradas:

Tráfego para o site

As mídias sociais podem ser uma porta de entrada para o site da empresa e contribuir nas estratégias de conteúdo em um funil de marketing. Você pode inserir links em seus posts e perfis, e posteriormente, gerar leads.

Construção de autoridade

Publicar conteúdo de qualidade nas redes sociais é uma maneira muito eficiente de se posicionar como autoridade, o que pode ser feito por meio de vídeo aulas no YouTube, artigos no blog ou dicas no Stories do Instagram, por exemplo. O importante é mostrar que a sua empresa entende do assunto.

O relacionamento é muito importante para a fidelização de clientes e interagir nas redes sociais é muito fácil. Aproveite o ambiente descontraído para publicar conteúdos interessantes às personas, responder seus comentários e, até mesmo, prestar atendimento. Além de estar presente no dia a dia do consumidor, você poderá entender necessidades, hábitos e opiniões.

Divulgação

As mídias são uma ótima maneira de divulgar seus conteúdos. O Twitter, por exemplo, é uma das melhores redes sociais para empresas compartilharem artigos e materiais, devido a sua praticidade e aceitação de links.

Em redes sociais como o Facebook, Instagram e LinkedIn, é possível segmentar anúncios de uma maneira fantástica, levando em consideração a idade, gênero, localização e até os interesses das personas. Em geral, o valor é baixo e os resultados costumam ser bons.

Mensuração

Uma grande vantagem das estratégias em redes sociais é o poder de mensuração de campanhas e análise de retorno sobre o investimento (ROI). Os aplicativos e sites têm seus próprios painéis de análise. O Google Analyttics pode oferecer uma ajuda adicional na geração de insights sobre a origem da audiência, quantidade de leads e conversões.

Como utilizar redes sociais para empresas?

As redes socias tornaram-se parte do nosso cotidiano. Uma pesquisa do Facebook demonstrou que 102 milhões de brasileiros se conectam pela plataforma todos os meses. Esse dado mostra o grande potencial dessas ferramentas.

Porém, para uma empresa, não basta criar uma página ou perfil e esperar a mágica acontecer. É preciso empenho e dedicação. As redes são dinâmicas e exigem acompanhamento.

Os consumidores usam o espaço para tirar dúvidas, avaliar depoimentos de clientes e para comparar marcas. Então, é necessário estar presente, interagir, ouvir e responder às solicitações.

No primeiro momento, contudo, uma dúvida surge entre os empreendedores: “em qual rede social devo estar presente”? Para responder a essa questão, a seguir vamos falar um pouco sobre cada uma. Acompanhe!

Como funciona o Facebook?

 

O Facebook é a maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de perfis ativos, dos quais, quase 100 milhões são brasileiros — que ocupam o terceiro lugar, perdendo apenas para os Estados Unidos e a Índia.

Sua plataforma permite a divulgação de diferentes tipos de mídias — como textos, vídeos e fotos. Além disso, ele permite patrocinar campanhas, colocando anúncios e publicações em destaque, aumentando o alcance das ações. Muitas vezes ele acaba sendo a mídia mais importante na estratégia de marketing nas redes sociais de muitas organizações.

É uma ótima ferramenta para manter contato com clientes, atrair novos consumidores, identificar oportunidades e até mesmo fazer o atendimento ao público. Alie o seu marketing de conteúdo com o Facebook, divulgando materiais relevantes ao público! Embora o número de pessoas que tenham usado a rede social esteja cada vez menor, fazer marketing no Facebook ainda é uma ótima oportunidade!

Conteúdo

É importante publicar conteúdo que não esteja somente relacionado à marca e a suas soluções. Uma agência de turismo, por exemplo, passa muito mais valor ao consumidor indicando destinos de viagem para conhecer, dando dicas sobre escolha de restaurantes e de como utilizar câmeras profissionais do que oferecendo pacotes de maneira aleatória.

É claro que a publicação de conteúdo sobre a marca também é importante, afinal de contas, a empresa está na rede social para, também, gerar oportunidades de venda. Algo em torno de 25% de posts institucionais é perfeitamente aceitável.

Quem não tem conhecimentos em imagens e vídeos pode contar com bancos online, como Pexels e Pixabay.

Anúncios

O Facebook Adspermite uma segmentação de público-alvo avançada, levando em consideração gênero, idade e localização, por exemplo, como poucas soluções no mercado. É possível, mesmo com baixos investimentos, alcançar a audiência ideal, de acordo com seu perfil e o f marketing e

O ideal é que a publicidade seja criada no Ads Manager. Os formatos variam de acordo com o objetivo. O Facebook Canvas, por exemplo, proporciona uma experiência excelente para apresentar produtos. Já as coleções são mais eficazes para a venda, ajudando e-commerces.

Grupos

Outra maneira de ter mais alcance é por meio dos grupos, que podem ser vinculados à fanpage e que passaram a ter mais relevância na rede social. É importante evitar propaganda em excesso também nesse ambiente, buscando engajar melhor a audiência, por meio de discussões, webinários exclusivos e estratégias de fidelização.

Atendimento

O atendimento ao cliente é outro ponto forte do Facebook, que é mais bem realizado na própria fan-page, em que o consumidor pode enviar dúvidas e receber respostas, algumas delas automáticas, configuradas pelo gestor. Aliás, quem responde com rapidez ganha um distintivo que destaca sua agilidade e o tempo médio de atendimento ao cliente.

 

Como mensurar os resultados do marketing no Facebook

Na aba Informações, que fica no canto superior da fanpage (quando acessada com um perfil de gerenciador), é possível analisar a performance geral da página, enquanto que relatórios permitem analisar as propagandas. Os dados ajudam a criar testes e otimizar campanhas, a fim de obter retornos sobre o investimentos mais interessantes.

O marketing nas redes sociais exige planejamento e estratégia, além de ter um bom relacionamento com a audiência, prestar um atendimento excelente e evitar anúncios em excesso.


Como funciona o Instagram?


O número de usuários do Instagram é algo impressionante! Segundo um artigo do jornal A Folha de São Paulo, são mais de 800 milhões de pessoas conectadas no mundo. Só no Brasil, o Instagram tem 50 milhões, levando o país a ocupar o segundo lugar no planeta com o maior número de usuários ativos.

O motivo para esse sucesso é o apelo visual dessa rede social. Visto que, as inúmeras postagens de fotografias e vídeos em alta resolução exibem bastidores que antes eram apenas descritos em artigos de blog.

Para ter sucesso, é preciso investir em equipamentos de alta qualidade. A dinâmica do Instagram é alta. Portanto, é preciso postar com frequência e criar materiais que chamem a atenção do público.

Quando não há palavras para expressar algo, uma imagem representa perfeitamente o que queremos dizer. É por isso que muitas empresas estão investindo em marketing no Instagram. Afinal, nunca houve um modo tão eficiente de mostrar para o mundo a “cara” da instituição como por meio dessa rede social.

O que fazer para usar o Instagram com eficiência?

O marketing nas redes sociais depende da utilização de boas estratégias e no Instagram não é diferente. Vejamos algumas boas práticas para usar nessa rede social.

Conheça a personalidade do negócio

O Instagram for business é um recurso que auxilia no desempenho de uma campanha de divulgação, pois oferece métricas que ajudam a entender a eficiência das estratégias de marketing.

Porém, não adianta usar essa ferramenta sem antes descobrir o perfil do seu público- alvo e a identidade da sua empresa. Como assim? É claro que não haverá bons resultados no Instagram se os seus clientes usam mais o Facebook, não concorda? Por isso, é importante fazer uma pesquisa sobre que tipos de canais de interação os seus consumidores mais gostam.

Igualmente essencial é conhecer a personalidade do seu negócio. Por exemplo, uma empresa do ramo imobiliário teria uma boa oportunidade de mostrar os seus novos empreendimentos em publicações no Instagram. O mesmo não aconteceria com uma organização que desenvolve software de automação. Visto que o importante, nesse caso, não é o atrativo visual do produto, mas as suas especificações técnicas. Entretanto, mesmo a empresa de software pode fazer uso do Instagram.

Por exemplo, se o objetivo dela é atrair profissionais da área de tecnologia da informação para o seu time interno, as postagens de vídeos e imagens dos bastidores da empresa servirão para esse objetivo.

Use os recursos com maestria

Independentemente do propósito, a organização tem em mãos algumas funcionalidades para promover a sua marca. Uma delas são as hashtags que direcionam as pessoas que pesquisam por assuntos relacionados aos produtos e serviços oferecidos por uma empresa.

Outra tática muito eficiente é contar uma história. É possível criar postagens que unem uma imagem com a outra formando assim uma série com enredo. Talvez um teaser, um complemento comercial ou ações offline farão seus clientes aguardarem com expectativa a próxima história.


Além disso, imagens com mensagens curtas de texto têm um alto poder de compartilhamento. Talvez, em uma manhã de segunda, uma publicação da sua equipe interna tomando café convidando os clientes a compartilharem uma imagem do seu desjejum será um
sucesso de visualizações e interações.

Caso sua empresa tenha várias filiais, o recurso de geolocalização ajudará na divulgação dos escritórios. Se em um deles estiver acontecendo um evento, por exemplo, a geolocalização mostrará o endereço do local e poderá acrescentar uma breve descrição do encontro.

Neste artigo te expliquei a importância das redes sociais para empresas e as ótimas oportunidades que representam. São ferramentas para atrair o público, criar negócios e conquistar autoridade. Para uma boa utilização, é preciso entender as características e as limitações de cada plataforma.
Fonte: Marketing Sherpa

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