COMO MONTAR UM NEGÓCIO DE PAMONHARIA

  • Home / COMO MONTAR UM NEGÓCIO DE PAMONHARIA

COMO MONTAR UM NEGÓCIO DE PAMONHARIA

São muitos os amantes da pamonha no Brasil, um alimento tipicamente junino mas que faz sucesso o ano todo pelo seu sabor diferenciado e também, porque qualquer receita feita com milho é extremamente nutritiva ao organismo e muitas pessoas usam este grão em sua dieta pessoal.

O valor de fabricação da pamonha é baixo e exige apenas que a pessoa saiba fazer a receita, sem precisar de um amplo conhecimento de culinária nem de muitas inovações, pois o prato não é dos mais práticos, mas tem um passo a passo simples.

Fazer pamonha é super simples, bastando apenas ter milho verde, que é um grão amplamente presente no território brasileiro, pois somos até exportadores e produzimos em diversas regiões do país.

A pamonha é feita com a massa que é o resultado do milho ralado e misturado ao leite e açúcar. O trabalho é todo manual e o que dá mais trabalho é fazer a “embalagem” da pamonha, produzida com a folha do milho costurada para ser preenchida com a massa e levada ao fogão.

A maior dificuldade a ser encontrada pelo empreendedor na montagem deste ramo de negócio é o fornecimento de milho, mas uma vez encontrado um bom fornecedor para entrega ou para compra caso vá você mesmo, não haverá mais impedimentos.

Em algumas cidades é possível encontrar milho à venda em qualquer época do ano em feiras livres, a bons preços e com boa qualidade do grão. O ideal é que se tenha um fornecedor fixo para garantir a qualidade do milho e assim uma receita boa e saborosa.

Para quem está pensando em migrar para este ramo de negócio, a boa notícia é que a concorrência é bem baixa e em alguns casos quase inexistente.

Estrutura Para A Montagem De Uma Pamonharia

Existem duas formas de montar uma pamonharia: apenas para a venda ou para venda e consumo e neste caso, será preciso um espaço com mesas e cadeiras ou uma bancada para que o cliente posso comer a pamonha.

Mas, se o empreendedor optar apenas por vender a pamonha para consumo posterior é preciso ter uma cozinha simples, mesmo porque só será usada uma panela grande.

Alguns donos de pamonharias também costumam trazer o produto de casa pronto ou ainda, compram de terceiros só para revender, mas não será tão lucrativo quanto fazer você mesmo o alimento e assim ter uma margem de lucro maior.

A estrutura básica para montar uma pamonharia envolve cozinha com fogão e mesa com cadeiras, que serão necessárias para ralar o milho ou mesmo fazer a costura das capas para colocar a pamonha, balcão de atendimento e mesas e cadeiras, que podem ser de plástico, madeira, ou outro material para os clientes.

No balcão de atendimento deve constar uma área para caixa, para que o cliente faça o pagamento do seu pedido. Fique atento ao chargeback.

É interessante ainda, ter uma pequena geladeira para guardar o leite a ser usado na fabricação da pamonha e espaço para vender alguns tipos de bebidas para acompanhar o lanche. O local para alimentação varia conforme o ponto comercial conseguido para montagem da pamonharia..

Local Ideal Para Montar Uma Pamonharia

Os locais que podem gerar mais renda para este tipo de negócio são avenidas, ruas movimentadas e pontos próximos a outros restaurantes locais.

Em cada bairro sempre há uma rua ou pequena região conhecida por ter diversos pontos de comércio do segmento de alimentação e este pode ser seu ponto ideal de sucesso, onde as pessoas irão procurar já pensando em consumir.

Outra dica é ficar próximo a terminais de ônibus, onde as pessoas transitam em horários de picos como café, almoço e jantar. Caso vá abrir apenas no período da noite, este local já não será o ideal pela alta periculosidade e menor quantidade de pessoas em circulação no ambiente.

O que torna ainda mais barato montar uma pamonharia é que não é preciso investir em qualquer máquina específica, pois a pamonha é preparada com panela tradicional e pode ser mantida no mesmo local para conservar sua temperatura morna.

O maior investimento será mesmo em panelas de tamanhos maiores que as usadas em casa e fogão

Investimento Inicial Para Montar Uma Pamonharia

Somando o valor investido com os ingredientes da receita e compra de móveis básicos, seu gasto inicial pode não chegar a R$ 5 mil somando com o aluguel para início. Isso contando que será economizado com a contratação de mão-de-obra, se o próprio dono do empreendimento preparar a receita e ficar responsável pela venda.

Uma dica que pode atrair mais clientes para o seu negócio é investir em pamonha com sabores diferenciados como a pamonha salgada que pode ser feita com queijo, calabresa ou pimenta, por exemplo.

Leave Comments