Dicas para vender chocolate

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Dicas para vender chocolate

Chocolate sem dúvida é o doce mais querido no mundo. Não importa a data comemorativa, aniversário, dia dos namorados, dia das mães, pais, Natal e outras datas, o chocolate não tem época. Mas muitos empreendedores tem dúvidas de como começar a vender esse produto.

O site “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” separou uma matéria na qual conversou com empresas de sucesso do ramo para que você acerte na hora de começar o seu negócio”

1 – Faça diferente
Não faltam ofertas no mercado de doces, principalmente de chocolates. Por isso, a dica é procurar um viés diferente. Quando trabalhava organizando casamentos, a empreendedora Isabela Ferracini criou o brigadeiro no tacho. Nas comemorações, ela passava com a sobremesa em um carrinho: os convidados se aproximavam e comiam o doce de colher. O sucesso foi tanto que ela criou a Madame Formiga, doceria na qual todas as sobremesas são feitas de brigadeiro. “Eu não queria uma doceria comum, e sim uma experiência de intimidade com o doce”, diz a empreendedora.

2 – Busque alternativas
Carolina Sales é dona de duas unidades da Pâtisserie de Brigadeiros, no Rio de Janeiro, e fatura R$ 1,5 milhão vendendo sobremesas de chocolate. No entanto, a empreendedora não depende só da loja. “Eu tenho muitos segmentos pois pode ser perigoso focar em um só. Qualquer queda ou dificuldade pode destruir a empresa”, afirma a empreendedora, que também atende a encomendas, bufê de eventos e possui uma linha de congelados em uma rede de supermercados carioca.

3 – Invista e persista
“As pessoas acham que é fácil e que o retorno é rápido. Não é. É preciso ter persistência e acreditar no seu negócio”, afirma Iara Battoni. A empreendedora produz doces e vende da janela de seu quarto em Amparo, no interior de São Paulo. Iara também sugere que o empreendedor que tiver interesse em trabalhar com chocolates, invista em equipamentos. “No começo eu tinha um orçamento bem limitado, então usava os materiais de casa e um freezer pequeno. Com o tempo você vai conseguindo crescer mais”, diz.

4 – Ouça a opinião da clientela
Segundo Iara, não dá para começar um negócio e só fazer do próprio jeito. “Eu sabia fazer os doces, mas busquei ouvir os clientes, pois são eles quem estão consumindo”, afirma a dona da Janela da Namoradeira.

5 – Busque referências
Para ter um negócio de chocolates, é preciso sair da caixa. Carolina Sales faz suas próprias receitas, mas está sempre fazendo pesquisas e fica de olho nas tendências. “Viajo bastante, vou para Londres e Paris. Dos dois lugares, trago tendências e ideias”, diz. “A internet também ajuda muito, estudo o tempo todo. Tenho um caderno de ideais no qual estou sempre anotando.”

6 – Crie uma assinatura própria
chef Renata Arassiro possui uma chocolateria paulistana que leva seu nome. Um dos maiores atrativos de seus produtos é o fato de ela utilizar muitos ingredientes brasileiros. “Uso frutas e raízes típicas do Brasil. Laranja, gengibre, tudo que remete à nossa cultura”, afirma a empreendedora.

FONTE/Matéria: Priscila Zuini com Isabela Moreira do site Pequenas Empresas Grande Negócio

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