Marketing gastronômico: dicas para impulsionar o seu negócio. Pt. 2

  • Home / Marketing gastronômico: dicas para impulsionar o seu negócio. Pt. 2

Marketing gastronômico: dicas para impulsionar o seu negócio. Pt. 2

4- Seja detalhista em sua propaganda interna

Certamente o seu restaurante possui um manual de identidade visual em que estão contidas as informações mais relevantes da sua marca, como: a paleta de cores, o logotipo, a missão, a visão, os valores, entre outros.

É imprescindível que você siga esse manual ao fazer a propaganda no seu estabelecimento. Seja detalhista e cuide para que tudo se encaixe na mensagem que o seu restaurante quer transmitir.

Um aspecto que deve sempre ser renovado, por exemplo, é o cardápio. Cardápios sujos, longos e de difícil manuseio são inadmissíveis na mão do cliente.

Crie um menu moderno, coloque as promoções em destaque e utilize uma roupagem inovadora e que converse com a identidade visual do restaurante.

Dependendo do público, considere inserir o cardápio digital ou fornecer tablets ou aplicativos de celular para os garçons em substituição às antigas comandas.

Personalize o máximo que puder, do porta-copos ao prato de sobremesa.

Mantenha um banner com a sua logomarca atrás do minipalco das apresentações ao vivo e, se possível, crie um totem para que os clientes possam tirar fotos.

5 – Foque no bom relacionamento com o cliente

Atender bem ao cliente não é o diferencial de seu estabelecimento, é a obrigação de sua equipe de funcionários. Sem atendimento, não tem público, não tem pedido, não tem 10% e, portanto, também não tem emprego.

Essa cadeia precisa ficar clara para a sua equipe não como uma maneira de pressão ou de constrangimento, mas como forma de incentivo a um trabalho melhor.

E atender e se relacionar bem com o cliente é um processo de marketing que agrega o on-line com o off-line.

No mundo digital, transforme as redes sociais e o WhatsApp marketing como canais de relacionamento com o seu cliente. Crie grupos, segmente as personas e converse com as pessoas.

Responda a todos os comentários positivos e negativos feitos em sua fan page. Aos primeiros, agradeça; aos segundos, resolva os problemas indicados e os convide a voltar para ver como aquela crítica foi positiva para a mudança na sua empresa.

No mundo offline, envie o maître para passar em todas as mesas colhendo informações dos clientes. Faça com que ele se coloque à disposição para quaisquer eventualidades e se mostre preocupado em atendê-los bem.

Em outras palavras, mostre ao cliente que a opinião dele é importante, seja no mundo digital, seja no mundo tradicional.

6 – Integre o marketing gastronômico digital ao seu estabelecimento físico

Anunciar uma promoção e promover valores em redes sociais são ferramentas excelentes para atrair mais clientes. No entanto, o cliente precisa encontrar no seu restaurante exatamente aquilo que você prometeu.

Se o prato está em promoção, não podem faltar ingredientes para produzi-lo. Se mostrou a foto de uma mesa especial à luz de velas amarelas, a mesa tem que estar lá e as velas precisam ser amarelas.

7 – Use do valor agregado para oferecer produtos diferenciados

Lançar um novo prato, oferecer um ingrediente diferente ou propagar uma bebida que agora está disponível no seu estabelecimento precisa de uma estratégia de marketing.

A mais utilizada é a do valor agregado. Veja 2 exemplos de como utilizá-la:

Para uma nova bebida, escolha o carro-chefe e monte um combo. E para um novo prato, coloque um preço com menor lucro na novidade e comercialize junto com a sobremesa mais vendida ao preço normal.

Fonte: Marketing de Conteúdo

Leave Comments