Os segredos da combinação do café com leite

  • Home / Os segredos da combinação do café com leite

Os segredos da combinação do café com leite

Não sabemos ao certo de onde surgiu o café com leite, mas alguns registros informam que essa combinação se tornou notória na Europa no século 18, quando os primeiros cafés surgiram e se tornaram ponto de encontro da intelectualidade da época.

Apesar das variações encontradas hoje com chocolate e canela, originalmente era preparado apenas com leite e adoçado com mel. para os italianos, o cappuccino é rigorosamente preparado com café expresso e leite, na proporção de um terço de café, um terço deleite vaporizado e um terço de espuma de leite. A adição de chocolate é um hábito brasileiro que não existe na Itália.

No Brasil, a combinação café e leite sempre foi uma forma de apresentar o café coado as criança e jovens. O pingado e suas variações, incluindo a média, sempre foram o caminho natural para a introdução ao café.

Com a chegada das máquinas de expresso e seus baristas no final dos anos 1980, as receitas italianas começaram a ganhar espaço por aqui e hoje muitas padarias preparam o “pingado” e a “média” com o expresso diluído adicionado do leite aquecido e, eventualmente, vaporizado.

Café com um pouco de leite ou leite com um pouco de café?

Geralmente, o que varia nos drinques de café com leite é a proporção de um e outro ingrediente e , em alguns casos, o método como são preparados. Há bebidas em que o café melhor que o coado e outras (de origem italiana) em que tem de ser expresso. Há também aquelas em que o leite entra como espuma ou creme.

Com a popularização, o expresso resultou em um café melhor que o coado. Na realidade, são apenas métodos diferentes que resultam em bebidas com características distintas. O que realmente interfere na qualidade final são os grãos.

Fonte: Comidas e Bebibas – Uol

Leave Comments