Confira as novas tendências para os negócios no ramo de alimentação

  • Home / Confira as novas tendências para os negócios no ramo de alimentação

Confira as novas tendências para os negócios no ramo de alimentação

O mercado de alimentação fora de casa cresce, na média, 14,7% ao ano, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia). Apesar de bastante fragmentado, 93% dos estabelecimentos do ramo são pequenos, familiares e independentes, de acordo com dados do Instituto de Foodservice Brasil (IFB). Ainda segundo o IFB, 64% desses negócios faturam menos de R$ 50 mil, ao mês. Cheio de oportunidades para empreendedores, o mercado de alimentação requer cuidados específicos. É preciso planejar as variáveis que definem a modelagem do negócio e o posicionamento que a empresa vai ter no mercado.

Alimentação saudável
Uma alimentação saudável proporciona qualidade de vida, pois faz nosso corpo funcionar adequadamente respondendo a todas as funções e é uma das melhores formas de prevenção para qualquer doença, nos proporcionando um mercado bilionário e que esta em expansão. Segundo dados do Instituto Euromonitor, a alimentação saudável tem potencial de mais de R$ 40 bilhões no Brasil. Alimentos funcionais, orgânicos e sem modificações genéticas estão inclusos nesta área. É uma tendência e é transversal, você encontra desde a matéria-prima com certificação até cardápios de restaurantes com informações de que o produto é certificado, orgânico ou sem manipulação genética.

Valorização da origem
Outra tendência, que é especialmente boa para pequenas empresas, é a da valorização da origem do produto. Mostrar onde o produto foi feito, com quais ingredientes e pessoas, e qual o impacto disso para a região é o caminho para aproveitar esta onda.

Customização
Já pensou em criar um bolo com formato de desenho animado com com três sabores? É possível. A grande sacada da customização é tornar todos os desejos do consumidor possíveis. Um dos grandes exemplos de sucesso nessa área é o confeiteiro Buddy Valastro, conhecido como Cake Boss. Ele tem uma linha de produtos pré-fabricados, com grande gama de opções, mas dá a opção de customizar o bolo como a pessoa quiser. As ideias vão longe: de massas feitas com cores e formatos específicos a impressão 3D para alimentos.

Serviços sob medida
A customização foi além dos produtos, podemos encontrar até mesmo serviços. Um exemplo, é o Gotham West Market, em Nova York, um espaço com vários restaurantes. É possível organizar um evento com um dos chefs do espaço, incluindo aula de culinária e um cardápio sob medida.

Alimentação móvel
A onda dos food trucks começou há alguns anos em cidades cosmopolitas como Nova York e Copenhagen e chegou em São Paulo com tudo. As vans de comida estão por todos os lados em São Paulo. Há pouco mais de quatro anos, os food trucks eram fantasia no Brasil. Hoje, a alimentação de rua está em todos os cantos, de portas de lojas a estacionamentos só para eles. O próximo passo, são formatos variados de comida de rua, existem não só food trucks, mas vários formatos para isso. Do carrinho de cachorro-quente a waffles belgas até food truck do tamanho de uma carreta com alta gastronomia. Atende o desejo de ter acesso a uma alimentação diferenciada sem ter que ir a um restaurante chique.

Leave Comments